Viajando sozinha

Quando pensamos em viajar, é maravilhoso mas, já pensou em ir para outro país completamente sozinha e por sua conta?Recebi muitas perguntas de como foi a minha viagem e o que eu fiz para não me perder e para facilitar minha ida para o USA.Atendendo aos pedidos, vou contar a minha experiência e vou deixar no final dicas para quem vai passar por isso também!

Meus vôos foram cansativos e longos.Porto Alegre > São Paulo  > Miami > Chicago > Salt Lake City > St. George.Vou contar como foi passar um por um, como me senti e o quão louco foi (rs).Tudo começou no sábado...

- 14 de Agosto de 2010 / 12h - POA Aeroporto

Meu primeiro vôo seria de Porto Alegre ( minha cidade ) para São Paulo, ás 13:30.Quando eram 12h, eu estava em casa tentando fechar a mala com a ajuda de uma amiga (rs)
"Senta em cima que eu tento fechar o zíper"
"NÃO DÁ, AINDA FALTA EU COLOCAR ISSO AQUI!" - respondi
Uma mala aberta explodindo no meu quarto, minha mãe caminhando de um lado pro outro preocupada, minha afilhada comigo o tempo inteiro, o relógio voando.Saí de casa por volta das 12:40.Chegamos no aeroporto e encontrei e enquanto minha mãe foi trocar reais por dólares ( para que eu tivesse algum dinheiro no USA ), encontrei mais alguns amigos e minha irmã mais velha.Despaxei minha mala, conferi as passagens e ficamos nos apertando até a hora do avião chegar.Não tem palavras pra descrever o momento que não sejam escritas molhadas por lágrimas.Meu cérebro não processou que eu estava indo embora pra ficar um ano, parecia apenas uma viagem normal, ida e volta, simples assim.Dei um abraço apertado em cada um, beijei todos até minha maquiagem sair e finalmente passei pelo portão.Me senti gente grande e meu estômago gritava.Me perguntei "Se aparecem borboletas no nosso estômago quando estamos nervosos, aparecem humanos no estômago das borboletas quando elas estão nervosas?", pois é, eu fico assim, idiota, quando estou insegura e nervosa.
Entrei no avião,me acomodei e tentei respirar.Eu não veria minha família nos próximos 305 dias.

- 14 de Agosto de 2010 / 15h & 30 min - Aeroporto Internacional de São Paulo

Cheguei meio atasanada no aeroporto de São Paulo, desci do avião e fui recuperar minha mala.Eu estava carregada de bolsas: Presentes para minha Hfamily, Ben (urso de pelúcia), notebook, minha bolsa e mais uma pequena mala ( onde coloquei minhas jóias, coisas importantes e alguns cremes ).Fui direto despachar a minha mala gigantesca por que meu avião só decolaria por volta das 21:30, e eu não ficaria carregando a mala para todo lugar (rs).Fui na alfândega declarar meu notebook e no fim não foi preciso por que embaixo dele está escrito "Made in Brazil" e esqueci de declarar minha câmera digital.Até agora estou rezando para não ter problemas com isso na hora de voltar.Fui seguindo para o meu portão, pois decidi esperar o avião já ao lado certo do mesmo.

Após esperar em uma fila gigantesca, quando fui passar pela segurança, tive que abrir a minha mala de mão e mostrar os líquidos que tinham dentro.Só é permitido potes de 30ml cada ir em mala de mão e eu tinha mais do que isso.Adeus cremes victoria secret's, avon (...) :( Eu poderia despachar aquela mala ao invés de jogá-los no lixo, mas teria de passar por mais duas filas gigantescas e esperar mais um monte então(...)

Providenciei algo para comer e me sentei.Liguei pra casa pra avisar que eu estava bem e que teria de esperar até a hora do avião lá, e estava entediante.Minha meia-calça começava a coçar e meu cabelo estava ficando terrível.Por volta das 20h, sentou-se ao meu lado um homem conversando em inglês com outro.Fiquei empolgada em pensar que em alguns dias seria eu e ele dirigiu palavras á mim.Na hora não confiei muito no meu inglês e ri em vez de falar.Ele me perguntou em português com um sotaque 100% americano se eu falava inglês.Eu respondi em inglês que sim, mas que ainda estava aprendendo.Conversamos muito sobre o Brasil,os Estados Unidos, programas para fazer lá e etc.Ele me ajudou muito me contando como que seria a Imigração em Miami e me explicou o que fazer.Logo uma outra menina chegou, estava indo fazer intercâmbio nos Estados Unidos também.Ao soar das 21h, entramos no avião e me sentei ao lado do americano que estava me ajudando.Fiquei meio nervosa em pensar que iríamos cruzar o oceano e que eu estava deixando meu país.Sentei-me,liguei a pequena televisão que havia em minha cadeira e olhei pela janela uma última vez:Eu estava deixando minha terra.

- 15 de Agosto de 2010 / 5h & 30 min - Aeroporto de Miami

Ok,NO PANIC.Uns 10 minutos ates de aterrisarmos em Miami, as aeromoças nos deram um papel para preencher para o consulado relatando aquilo que eu estava trazendo para os Estados Unidos.Um papel com 'quadradinhos' que eu deveria marcar avisando se estava trazendo comida, se eu estava trazendo mais de '10 mil dólares' ( não sei por que você tem que informar isso,oi ) e coisas do gênero.Após marcar direitinho, me certifiquei de acertar meu relógio com a hora de Miami.Eu teria de passar na imigração para mostrar meu visto e 'conversar' com alguém e depois pegar as minhas malas para passar NOVAMENTE por uma espécime de 'inspeção'.Fiquei super nervosa e tinha medo de não saber o que fazer.Peguei as minhas coisas, agradeci ao americano - que tinha sido super querido e me ajudado muito - dei tchau e segui meu caminho.Esperei em uma fila que andou rapidinho e finalmente cheguei em uma mulher que falava super rápido enquanto conferia meu visto.Ela me fez algumas perguntas sobre o que eu faria aqui nos Estados Unidos, por quanto tempo e novamente se eu estava trazendo mais de 10 mil dólares ( Oi?Quem me dera ter tudo isso rs ).Após, segui pelas escadas rolantes para pegar minha mala no andar abaixo.Fiquei nervosa esperando por que ela não chegava nunca e achei que tinham perdido-a mas no fim, ela finalmente veio.Esperando minha mala, conheci uma Brasileira chamada Carolina, que estava indo fazer faculdade em Chicago.Ela foi um amor e ficou comigo por que ambas tomaríamos o mesmo vôo para Chicago.

Esperamos novamente em uma fila para entregarmos o formulário sobre as malas e depois teríamos de 'mostrá-las'.Eles não abriram a minha mala e me deixaram passar, mas pude ver algumas pessoas que foram paradas e tiveram que abri-las.Despachei a minha mala e perguntei para o homem que a despachou qual seria o próximo destino que eu teria de recuperá-la.Eu estava preocupada por que eu teria mais três vôos e não queria que perdessem minha mala.Após, fomos á procura do nosso portão de embarque pois estava quase na hora do nosso vôo,que decolaria as 7AM.Quando fomos passar pela segurança, fui barrada por que estava carregando mais bolsas do que poderia.Carolina foi um amor e me ajudou, colocando uma de minhas coisas na bolsa dela e seguimos em frente.Não parei para tirar fotos pois estava tão preocupada em não perder o vôo que só corri por lá.Ao chegarmos em nosso portão, esperamos 30 minutos, tempo de ligar para minha mãe e avisar que estava viva,rs. "A cada aeroporto que tu chegar,tu me liga".Eu só estava cumprindo a promessa.Embarcamos no avião e conversamos um pouco até cairmos no sono.

- 15 de Agosto de 2010 / 9h & 20 min - Aeroporto de Chicago

Chegando no aeroporto de Chicago, me despedi de Caroline e agradeci pela ajuda.Segui para o banheiro para me olhar no espelho e tentar dar um jeito na cara de amassada.Novamente acertei o relógio ( fuso horário ) e fui procurar alguma coisa para comer. Fiquei meio confusa com todos os nomes diferentes então no fim optei por pedir um café no Starbucks.Segui a dica da Caroline e comprei uma bolsa qualquer em uma loja de souvenirs só para colocar as coisas que eu estava carregando e não andar cheia de bolsas.

Não aguentei o calor e acabei indo no banheiro e tirando a meia-calça que estava usando com short.Logo voltei para o meu portão de embarque.Esperei 30 minutos e percebi que tinham mudado o meu portão de embarque para outro lugar.Corri feito uma doida até encontrá-lo.Enquanto esperava pelo meu vôo, fiz a minha primeira ligação para minha host family e falei com a minha host mom.Ela foi super fofa e disse que estaria trabalhando quando eu chegasse, mas que meu host dad e meu host brother estariam lá para me pegar e me levariam no trabalho dela para que eu a conhecesse.Fiquei mais tranquila e embarquei no avião,que decolou com destino á Salt Lake City ás 13h e 10min.

- 15 de Agosto de 2010 / 15h & 30 min - Aeroporto de Salt Lake City

Cheguei ao aeroporto de Salt Lake City suando devido ao calor imenso e já fui direto para o portão de embarque.Preferi fazer isso pois assim não perderia tempo quando chegasse a hora de embarcar, até por que eles possuiam restaurantes depois do portão e tudo mais.Lá fui eu com as minhas poucas bolsas ao banheiro de novo tentar arrumar minha aparência de 'cansaço extremo e quase um dia sem tomar banho'.Comprei algo para comer e sentei-me em uma das cadeiras dispersas por lá.Descobri que tinha internet disponível para uso e liguei o computador.Eu havia tentado usar internet nos outros aeroportos mas não tinha obtido sucesso.Avisei a amigos e família que estava bem e que teria de esperar algumas horar para embarcar ao meu último vôo.Estava cansada e estava me sentindo um lixo.Meu cabelo estava terrível e meu cansaço me fazia parecer morta (rs) mas apesar da péssima aparência estava bem.

Por volta dás 19h, embarquei em meu último ( e menor ) vôo para St. George.O avião era o menor de todos e teve um pouco de turbulência, o que me deixou assustada, mas foi tão rápido que nem tive tempo de me preocupar demais.Estava preocupada mesmo era com as malas.Não queria correr o risco de chegar lá e não encontrar minha mala certinha e pronta para meu retonro (rs). Ao chegar no aeroporto por volta das 21h e 30 min, pude ver minha coordenadora com as filhinhas dela e minha host family.Fiquei tranquila de saber que tudo tinha dado certo e fui super bem recebida.Minha mala estava lá, só esperando que eu a pegasse e mesmo se encaixava para minha família.Me deram um buquê de flores e foram muito queridos.Entramos no carro e meu host dad dirigiu para o meu primeiro destino na minha nova família: O trabalho da minha mãe.

______________________________________

PARA VOCÊ QUE VIAJARÁ SOZINHA PARA OUTRO PAÍS:
Aqui vão algumas dicas para que tornar a  sua viagem mais fácil e mais tranquila!

@ É claro que você quer chegar no país de destino linda e arrasando, mas prefira roupas confortáveis que tornarão a viagem melhor e mais tranquila.Leve com você na bolsa um rabicó, ou uma travessa/chiquinha/qualquer coisa do gênero para prender o cabelo, acredite, ajudará;

@ Evite muitas bolsas, isso atrapalhará na hora da viagem e a cada segurança e máquina que você tiver que passar, será parada pelo 'exagero' e tomara mais tempo tirando sapatos, dinheiro e tudo mais para passar pela máquina;

@ Nunca esqueça de ajustar seu relógio á hora local do lugar onde você está.Se você não fizer isso vai se perder e pode resultar na perda do vôo;

@ Preste atenção aos sinais no aeroporto, e procure ouvir o que falam no microfone para não se perder;

@ Tenha suas passagens e dinheiro em um lugar seguro, as agências de intercâmbio costumam dar algo como uma pequena 'pochete' onde você pode guardá-lo;

@ Coloque alguma fitinha em suas malas e de preferência, coloque também o seu nome para fácil identificação;

@ CUIDE do seu passaporte como se fosse ouro, uma vez perdido, só trará grandes problemas.

___________________________________________

E é isso aí pessoal, qualquer outras dúvidas estou sempre ao redor checando e tentando saciá-las.Espero que esta página ajude futuros intercambistas e até mesmo pessoas que viajarão sozinhas, seja para fazer intercâmbio ou não.Fiquem ligados!xoxo,N

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...