Primeiros Passos

Ok.A primeira e grande decisão já foi feita: Você vai fazer Intercâmbio.Mas e agora?Recebi muitas perguntas sobre o que fazer,o que procurar,como procurar,etc,então resolvi fazer um pequeno guia para você ter uma idéia do que deve fazer.Entao você decidiu fazer intercâmbio ok?O primeiro passo é muito simples:

1. Para qual país? A escolha toda depende de você.qual país lhe agrada mais ou qual você tem mais curiosidade de conhecer?Cada vez mais as agências espandem suas pontes para países diferentes mas a minha dica é, na hora da escolha,tenha duas opções, pois se você não puder ir para o país de sua primeira escolha,você terá um segundo plano ;D.

2. Qual é a melhor agência? Acho que isso varia de pessoa pra pessoa.Antes de escolher pro qual agência eu iria fazer meu intercâmbio,eu pesquisei em todos os lugares possíveis para saber minhas opções.E o início de tudo isso,começou quando coloquei "Agência de Intercambio" ou até mesmo "Intercâmbio no USA".E assim,comecei a olhar as agências que apareciam,liguei para algumas,mandei e-mails e tudo isso por mim mesma.Minha mãe tinha me dado um 'não' como resposta(rs) mas por que eu não poderia só me informar?Nem que para um futuro próximo?(rs).

3. Qual o melhor programa? Existem vários tipos diferentes de programas que você pode escolher para fazer intercâmbio,por exemplo,eu escolhi o high school mas haviam programas para faculdade,programas para trabalhar fora do país, programas para trabalhar e estudar,enfim,uma grande variedade.Acho que a escolha do programa cabe á você e seus pais decidirem qual mais se encaixa na sua faixa etária e no que você quer fazer fora do país.Os programas variam muito de país para país,novamente,tudo depende do país que você vai escolher(por isso a dica de ter duas opções).

4.Como descubro a média de preços? Os preços variam de país para país e de programa para programa.Antes de escolher a minha agência,eu fui em outras e pesquisei os preços de cada uma para ter noção de quanto custava o programa que eu estava interessada.Cuidem para não cairem em um preço 'super barato' por que os países não são iguais e você não sabe como que funciona em questão de seguro saúde e coisas do gênero.Por exemplo,nos Estados Unidos,não existe SUS.Se você precisa ir ao médico,se precisa ir ao hospital,tudo custa dinheiro,e o que pode acontecer é algumas agências gerarem um preço bem 'bacana' sem inclusão de placement,ID ou seguro saúde,mas isto também varia de agência para agência.Pode ser que aconteça de você encontrar o mesmo programa com as mesmas coisas inclusas por um preço maior do que de outra agência entende?Por isso a pesquisa.Minha dica é mandar e-mail ou até mesmo ligar para as agências e pedir uma média de preço para o curso que você está interessada.Isso não significa que você tem um contrato com a empresa,eles somente irão lhe fornecer informações para ajudar na sua escolha(é trabalho deles),além disso,é um bom começo para aprender a trilhar os seus caminhos sozinha.

5.Já encontrei a agência perfeita e agora,devo esperar até a data do intercâmbio chegar? Essa é uma parte muito importante:Ao encontrar a agência que mais se encaixa, dê início ao processo com de preferência 7 MESES DE ANTECEDÊNCIA á data do intercâmbio,por exemplo,eu iria viajar em agosto de 2010, dei início ao processo na agência em fevereiro do mesmo ano.Por que tão cedo?Por que o processo leva muito tempo na geração de papéis,documentos,visto,exames(...).

6. Dei início ao processo na agência,o placement demora pra chegar? Sim.Infelizmente a única coisa que podemos fazer é esperar(rs).Pra quem não sabe o que é placement,é o documento que vem com a sua host family,o local que você vai ficar,a cidade,etc.geralmente o placement chega 20 dias antes de você embarcar.Ás vezes acontece de chegar um dia antes de você embarcar!


E é isso aí pessoal!Espero que tenha exclarecido muitas coisas e espero que esse super mini guia possa ajudar vocês no que for preciso.Outras dúvidas quaisquer (mais específicas) vocês sempre podem perguntar aqui no blog!


xoxo,N
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...